PHOTO ALBUM III
The Eiffel tower and the Seine at night


Video(01) by Laderzi


Video (02)by Laderzi


A Torre Eiffel (em francês Tour Eiffel) é uma torre de ferro construída no *Campo de Marte ao lado do Rio Sena em Paris. A torre tornou-se um ícone mundial da França é uma das mais conhecidas estruturas do mundo.

*O Campo de Marte (em francês Champ de Mars) é uma das maiores áreas verdes em Paris, França, localizada no sétimo distrito (arrondissement), entre a Torre Eiffel a noroeste e a Escola Militar a sudeste.

Origem do nome

Há uma relativa controvérsia quanto à origem do nome. Para alguns, o nome seria uma homenagem direta a Marte, o deus romano da guerra, enquanto para outros, deve sua origem ao Campus Martius, uma zona da Roma antiga.Enfim, direta ou indiretamente, Campo de Marte deve seu nome ao deus Marte, já que o campo romano foi batizado em homenagem àquele.

Breve Histórico

Em seus primórdios, que remontam ao século XVI, a paisagem desta vasta esplanada era basicamente ocupada por vinhedos e pomares. Já no século XVIII, o Exército francês o utilizara como campo de treinamento, devido à sua grande extensão, que poderia abrigar facilmente dez mil homens prontos para o combate. Nesse período, fora cercado por grandes barras de ferro forjado.

Sua magnificência não escapara aos olhos dos líderes da época, que prontamente o utilizaram em todas as grandes comemorações, desde 1790 até hoje.

Em 1790, Talleyrand, então bispo de Autun, organizara o ancestral do grande festival nacional da França de 14 de julho, celebrado anualmente em comemoração à queda da Bastilha. Esse festival reuniu trinta mil espectadores, que da tribuna instalada em frente à Academia Militar, assistiram a uma cerimônia grandiosa orquestrada por 300 padres e a um coral composto por centenas de crianças. Em 1837 um gigantesco baquete fora preparado para o casamento do Duque de Orleans.

Em 1889, data em que fora concluída a construção da Torre Eiffel, o Exército cedeu o Campo de Marte à cidade de Paris, que confiou sua transformação ao arquiteto Jean-Camille Formigé, que idealizou o Jardim das Serras de Auteil.

TORRE EIFFEL


TORRE EIFFEL

Inaugurada em 31 de Março de 1889, a Torre Eiffel foi construída para honrar o centenário da Revolução Francesa. O Governo da França planejou uma Exposição mundial e anunciou uma competição de design arquitetônico para um monumento que seria construído no Champ-de Mars, no centro de Paris. Mais de cem designs foram submetidos ao concurso. O comitê do Centenário escolheu o plano de Gustave Eiffel de uma torre com uma estrutura metálica que se tornaria, então, a estrutura mais alta do mundo construída pelo homem. Com seus 317 metros de altura, possuía 7300 toneladas quando foi construída, sendo que atualmente deva passar das 10000, já que são abrigados restaurantes, museus, lojas, entre muitas outras estruturas que não possuía na época de sua construção. Eiffel, um notável construtor de pontes era um mestre nas construções de metais e tinha sido o desenhista da armação da Estátua da Liberdade, que tinha sido erguida recentemente no porto de Nova Iorque. Quando o contrato de vinte anos do terreno da Exposição mundial (de 1889) expirou, em 1909, a Torre Eiffel quase que foi demolida, mas o seu valor como uma antena de transmissão de Rádio a salvou. Os últimos vinte metros desta magnífica torre correspondem a antena de rádio que foi adicionada posteriormente. Recebe o nome de seu projetista, o engenheiro Gustave Eiffel (1832-1923).

A torre é visitada anualmente por 6,9 milhões de pessoas.


Torre Eiffel em construção em julho de 1888

 

 

T Torre Eiffel, setenta e dois nomes de cientistas, engenheiros e outros franceses notáveis estão gravados em reconhecimento a suas contribuições por Gustave Eiffel.[1] Estas gravações foram cobertas de tinta no começo do século XX, e restauradas em 1986-1987 pela Société Nouvelle d'exploitation de la Tour Eiffel, uma companhia contratada para negócios relacionados à Torre.

A lista é duramente criticada por excluir Sophie Germain, física e matemática francesa cujo trabalho na teoria da elasticidade foi crucial para a construção da torre.[2] Alguns autores e biógrafos dizem que ela foi excluída pelo simples fato de ser mulher.[3]



GUSTAVE EIFFEL

Alexandre Gustave Eiffel (Dijon, 15 de Dezembro de 1832 — Paris, 27 de Dezembro de 1923) foi um engenheiro francês que participou da construção da Estátua da Liberdade em Nova Iorque e da Torre Eiffel de Paris



Primeiros anos


Alexandre Gustave Eiffel

O pai de Eiffel construiu através dos anos uma sólida fortuna pessoal. Gustave Eiffel primeiro estudou no Colégio Sainte-Barbe, um dos mais antigos de Paris. Em 1852 entrou na Escola Central de Paris, uma escola prestigiada de engenharia, também conhecida como Escola Central de Artes e Manufacturas. Terminou os estudos em 1855, formando-se em engenheiro químico.

Iniciou a sua carreira trabalhando numa empresa belga de construção de caminhos-de-ferro. Em 1856, Eiffel conheceu Charles Nepveu, empresário especialista em construções metálicas. Aos 26 anos, Gustave chefiou seu primeiro grande trabalho construindo a ponte ferroviária em Bordeaux. Na construção, Gustave utilizou pela primeira vez a técnica de fundação de ar comprimido na execução de pilhas tubulares.

Projetos próprios

Já experiente resolveu fundar sua própria empresa. Em 1866 adquiriu um ateliê de construção metálica próximo de Paris.

Destacam-se os projetos:

-Galeria das Máquinas para a Exposição Universal de Paris (1867).

-Viaduto de Garabit (1882), sobre o rio Truyère, no sul de França, considerada a ponte mais alta do mundo, na sua época, com 120m de altura.

-O duomo do observatório de Nice.

-A Ponte de D. Maria Pia na cidade do Porto.

-Ponte dupla de Viana do Castelo em Portugal.


-Ponte de Triana em Sevilha, Espanha.

Das suas construções mais conhecidas, salienta-se a estrutura metálica da Estátua da Liberdade, em Nova Iorque (1886) e a Torre Eiffel.

Estátua da Liberdade

A Estátua da Liberdade foi um presente da França aos Estados Unidos para comemorar o centenário de sua independência. Inaugurada em 1886, foi projetada pelo escultor Frédéric Auguste Bartholdi e contou com a assistência de Gustave Eiffel. Tem 46,5 metros de altura.

***

A Torre Eiffel foi construída entre 1887 e 1889, em Paris, para Exposição Universal de 1889. Converteu-se no símbolo da capital francesa. Atualmente possui 325 metros (adicionado a altura das antenas que possui). Na época de sua construção tinha aproximadamente 7 300 toneladas de ferro e hoje em dia tem aproximadamente 10 000 toneladas.


TOUR EIFFEL

Foi oficialmente inaugurada em 31 de março de 1889. Só perdeu o status da mais alta construção do mundo em 1930 para a construção do prédio da Chrysler em Nova York.

A torre possui três andares. Na base foram usados cimento e aço. Os quatros pilares possuem quatro metros de cimento. Possui arcos ligando os quatro pilares instalados a 39 metros acima do solo. O primeiro andar fica a 57 metros acima do solo e pode suportar a presença de 3 000 pessoas ao mesmo tempo. O segundo andar fica a 115 metros acima do solo e suporta a presença de 1 600 pessoas. O terceiro andar fica a 276 metros acima do solo e suporta 400 pessoas.

FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Torre_Eiffel
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gustave_Eiffel

Previous | Home | Next
LaDerzi´s Gallery_ Trip to Europe © May 2008 All rights reserved

Menu

Da Capo
Alpes
Paris
Album I
Album II
Torre Eiffel
Mapa do site
Livro de Visitas